quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ainda Shaun Tan

Nunca vos aconteceu cheirar um livro e apetecer saboreá-lo? Não?


É porque não conhecem Eric, esse enorme pequeno livro de Shaun Tan.


Eric é um estudante universitário que, durante uns tempos, se instala em casa de uma típica família suburbana. Um pouco estranho, diferente, com uma figura diminuta, Eric prefere a despensa ao quarto de hóspedes, interessa-se por coisas pequenas e aparentemente insignificantes, e formula perguntas inesperadas.


                                          

 Só  quando Eric parte, se percebe que alguém muito especial ali esteve. Irresistível! Carregado de sensibilidade, envolto em doçura, este é um livro que não queremos largar nunca. E não largamos.


O livro não está editado em Portugal, mas  Eric é o primeiro dos quinze Contos dos Subúrbios que a Contraponto lançou em Abril último. Foi aliás assim que nasceu e só cerca de um ano mais tarde se autonomizou.


                                                             De leitura obrigatória.



I-Há uns tempos, emprestámos Eric a uma amiga hipopómata que o trabalhou em sala com os meninos. Conta quem viu que os resultados foram surpreendentes.


II-Há uns dias, numa loja Fnac, pedimos a um colaborador os Contos dos Subúrbios. Depois de consultar o computador, informou-nos que o livro estava na "secção de adultos". Devemos ter esboçado alguma interrogação porque, antes mesmo de abrirmos a boca, "disparou" num tom de voz audível para  todos  os clientes que ali se encontravam  e para os que ainda estivessem a sair de casa:
- Lá por ter imagens, não tem de ser para crianças!

Não fôssemos nós Hipopómatos e teríamos ficado esmagados.
Dissemos-lhe que sim, é um livro para adultos lerem. E que não,  também é um livro para as  crianças lerem. O que não lhe dissemos é que, sendo um livro para todos,  não sabemos quem o encontrará tão escondido naquela prateleira!  
   

Sem comentários: